Serviço de correspondência Institucional

O Serviço de Correspondência Institucional da UFV, órgão vinculado à Divisão de Atendimento aos Públicos, da Diretoria de Comunicação Institucional, é o setor responsável pela gestão das atividades de recebimento,expedição e distribuição de correspondências institucionais, por meio de contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), e pelo serviço de malote, realizado por carro oficial entre os campi da Universidade, conforme estipulado pela Portaria Normativa N.º 0023/2022/RTR, de 29 de setembro de 2022.

Correspondência  institucional é todo  tipo  de  objeto (carta e/ou encomenda) cuja  finalidade seja indispensável para o funcionamento das atividades acadêmicas ou administrativas da Universidade. As normas e procedimentos estabelecidos pela Portaria Normativa serão aplicados a todos os membros e setores vinculados aos três campi e às unidades administrativas e de pesquisa da UFV.

1) O que pode ser postado?

  • O Serviço de Correspondência Institucional da UFV somente envia ou recebe correspondências institucionais, exclusivamente associadas às atividades acadêmicas e administrativas da UFV, sendo vedada a postagem, o recebimento e a guarda de encomendas particulares ou de terceiros sem vínculo com a Universidade. Qualquer outra encomenda particular que não se enquadre na situação estabelecida neste artigo será devolvida à ECT.
  • Somente  os  estudantes moradores dos  alojamentos situados no  Campus Viçosa poderão receber encomendas e correspondências particulares pelo Serviço de Correspondência Institucional.

2) Custos para postagens?

  • Toda postagem será realizada por meio do serviço de menor custo para a UFV, independentemente de seu conteúdo ou do remetente.
  • A necessidade de envio de correspondências de formas diferentes das estabelecidas nesta Portaria Normativa deverá ser encaminhada pela chefia do órgão remetente ao Serviço de Correspondência Institucional da UFV, por meio do e-mail dap@ufv.br, com as justificativas circunstanciadas. As solicitações serão avaliadas pelo Serviço de Correspondência Institucional da UFV, no prazo de 3 (três) dias úteis, e a resposta será encaminhada por meio do mesmo endereço de e-mail do envio da solicitação.

3) Prazos para envios e retiradas

  • O Serviço de Correspondência Institucional da UFV não se responsabiliza pela notificação de chegada e entrega de correspondências e objetos.
  • Correspondências não retiradas no setor no prazo de 90 (noventa) dias corridos serão devolvidas à ECT ou descartadas.
  • As retiradas de correspondências e objetos no Serviço de Correspondência Institucional da UFV deverão ocorrer, preferencialmente, no período vespertino.

4) Declaração de conteúdo

Toda correspondência enviada pelo Serviço de Correspondência Institucional da UFV deverá estar acompanhada de  Declaração de  Conteúdo, devidamente assinada pela  chefia do  órgão  remetente, conforme anexo.

Dúvidas entre em contato pelo e-mail:
dap@ufv.br