Manual de Divulgação Institucional

Este Manual tem o objetivo de informar os procedimentos de divulgação nas mídias da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A divulgação institucional é norteada tanto pelo interesse da UFV quanto pelo interesse público e segue as técnicas jornalísticas. Também está em consonância com os valores éticos e os estatutos legais da Universidade e de acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

O Manual ainda é orientado pela Política de Comunicação Institucional, sendo revisado e atualizado periodicamente pela equipe da Divisão de Divulgação Institucional (DDI).

[+] Contatos da DDI

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aaaVale destacar que, além de produzir notícias, reportagens e outros conteúdos textuais e imagéticos e realizar coberturas jornalísticas para as mídias da UFV, a DDI é responsável pela assessoria de comunicação da Universidade – enviando press releases e atendendo às demandas da imprensa – e oferece seminários de divulgação científica para os programas de pós-graduação da instituição.

Produções de design gráfico, vídeo e fotografia devem ser solicitadas à Divisão de Design Gráfico e Audiovisual (DDA).
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1) Como solicitar uma divulgação?

Qualquer pessoa, integrante da comunidade universitária ou não, pode enviar sugestões de divulgação para os setores de comunicação dos campi da UFV:

– Campus Viçosa: noticias@ufv.br

– Campus Florestal: noticiascaf@ufv.br

– Campus Rio Paranaíba: noticiascrp@ufv.br

As sugestões – devidamente identificadas com nome, setor de atuação e telefone dos solicitantes – devem ter pelo menos três características: novidade, atualidade e relevância. Não é noticiada, por exemplo, a continuidade de uma atividade. É preciso que se tenha um fato novo e que ele seja recente.

As informações podem ser enviadas junto a imagens nos formatos JPEG e PNG, com boa resolução. Não são aceitas imagens inseridas em arquivos de editores de textos, como o Word.

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aaaO envio de sugestões não garante a divulgação. Elas passam pela avaliação técnica da equipe da DDI, podendo ser ou não divulgadas.aaa
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aaaTambém é importante destacar que as informações são adequadas à linguagem e ao formato jornalísticos e, se for necessário, os solicitantes serão contatados para que a equipe da DDI obtenha mais detalhes.aaa
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2) O que pode ser divulgado?

2.1) Eventos e demais atividades promovidas pela UFV ou em parceria com a UFV e abertas à comunidade universitária e/ou à população

São divulgados previamente eventos e atividades relacionados ao ensino, pesquisa e à extensão. Também são considerados noticiáveis eventos e atividades culturais e esportivas que estejam de acordo com a política de assistência estudantil da Universidade.

Para solicitar a divulgação é necessário enviar, com, no mínimo, dois dias úteis de antecedência, as seguintes informações:

– Nome do evento ou atividade

– Data, local e horário de realização

– Objetivo

– Programação, no caso de evento, com nomes e cargos/funções dos participantes (ministrantes, convidados, etc.)

– Público-alvo

– Forma e prazo de inscrição

– Setor, projeto ou servidor promotor e seu contato

– Link de site ou rede social para mais informações (também pode ser um endereço de e-mail institucional – @ufv.br – ou telefone/WhatsApp)

– Imagem de divulgação

2.2) Publicação de artigos em periódico científico ou técnico com grande impacto

2.3) Resultados de pesquisas com impacto social, político, ambiental, tecnológico ou econômico

2.4) Resultados de programas e projetos de ensino, pesquisa, extensão, cultura e esporte com impacto social, político, ambiental, tecnológico ou econômico

2.5) Início e/ou resultado de ação de internacionalização com impacto social, político, ambiental, tecnológico ou econômico

2.6) Editais

São divulgados editais publicados pela Universidade e por órgãos ou instituições parceiras – estes passam pela avaliação técnica da equipe da DDI. Os editais devem ter relação direta com as atividades de ensino, pesquisa, extensão, administrativas ou culturais e de lazer da UFV; incentivar a atuação de seus estudantes, professores ou técnicos e ser direcionados para um público amplo. Editais que contemplam estudantes de um curso, por exemplo, devem ser divulgados nos sites e redes sociais vinculados ao curso.

Os editais devem ser encaminhados no formato PDF.

A divulgação deve ser solicitada com, no mínimo, dois dias úteis de antecedência.

2.7) Lançamento de livros

São divulgados livros publicados pela Editora UFV e livros escritos, editados ou organizados por professores, técnicos e estudantes da Universidade, mesmo que publicados por outras editoras. Estes, porém, devem estar vinculados às áreas de atuação dos autores e devidamente registrados/catalogados.

A divulgação deve ser solicitada com, no mínimo, dois dias úteis de antecedência.

Capítulos de livros e outros lançamentos devem ser publicados nos sites e redes sociais dos setores aos quais os autores estão vinculados.

2.8) Publicação de rankings

São divulgados rankings nacionais e internacionais que destacam o bom desempenho da instituição.

2.9) Premiações e homenagens

São divulgadas premiações e homenagens de destaque e grande abrangência no estado, no país e no exterior, concedidas à UFV e aos seus professores, técnicos, estudantes e ex-alunos – desde que vinculadas à área de atuação dos agraciados.

A divulgação de menções honrosas e reconhecimentos por mérito, assim como de homenagens nas cidades em que os campi da Universidade estão sediados, acontecem somente quando são referentes à instituição.

A divulgação deve ser solicitada, no máximo, até uma semana após o acontecimento.

2.10) Posse de ex-alunos em cargos de organizações públicas e privadas

São divulgadas posses de ex-alunos em cargos máximos de gestão de instituições, organizações e empresas com atuação de destaque no Brasil, no exterior e em Minas Gerais, estado onde os três campi da UFV estão localizados. Os cargos devem, obrigatoriamente, ter relação direta com as áreas de formação na Universidade Federal de Viçosa.

A divulgação deve ser solicitada, no máximo, até uma semana após o acontecimento.

2.11) Visitas

São divulgadas visitas à reitoria, no campus Viçosa, e às diretorias-gerais dos campi Florestal e Rio Paranaíba que têm como objetivo a assinatura de termos de cooperação com as instituições que os visitantes representam.

2.12) Comunicados e documentos que afetem o funcionamento ou a rotina geral da Universidade

A divulgação deve ser solicitada com, no mínimo, dois dias úteis de antecedência.

2.13) Questionários de pesquisas de mestrado e doutorado da UFV ou desenvolvidas em parceria com a UFV e destinadas a um público abrangente

2.14) Falecimento de integrantes da comunidade universitária

São divulgadas informações sobre morte de servidores e servidores aposentados, estudantes e ex-alunos da UFV enviadas até dois dias após a sua ocorrência. Nas informações enviadas para a DDI deverão constar: nome completo da pessoa; ano de nascimento; cidade natal, dia da morte e também dia, horário e local do velório e sepultamento. Se possível (não é obrigatório), deverá ser informado o motivo da morte.

No caso de servidor e servidor aposentado, ainda deverão ser informados o setor de atuação e um breve perfil sobre ele.

No caso de estudante e ex-aluno, é preciso informar o curso e o ano de ingresso ou de formatura.

Não são divulgadas informações sobre missas de sétimo dia.

3) O que não é divulgado?

3.1) Comunicados rotineiros de parceiros da UFV

Isso inclui comunicados rotineiros de entidades representativas da comunidade e de cooperativas, exceto editais e informações referentes a eleições (inscrição de chapas, data da eleição e resultados).

3.2) Comunicados sobre alteração no funcionamento de um setor (dedetização, reformas, confraternizações, etc.)

Os próprios setores devem publicar a informação em seus sites e redes sociais, assim como sinalizá-la em seus espaços.

3.3) Defesas de dissertações e teses

Exceto se forem as primeiras realizadas pelos programas de pós-graduação.

3.4) Informações posteriores à realização de eventos

Exceto quando há realização de cobertura jornalística pela equipe da DDI.

3.5) Mensagens comemorativas

Exceto as mensagens comemorativas enviadas pela reitoria. As mensagens dos demais setores devem ser publicadas em seus próprios sites e redes sociais.

3.6) Ofertas de estágios e empregos externos

No caso de ofertas de estágios externos, as solicitações devem ser encaminhadas para o Serviço de Estágio: no campus Viçosa, o contato é estagio@ufv.br; no campus Florestal, estagio.ufvflorestal@ufv.br; e no campus Rio Paranaíba, dxccrp@ufv.br.

3.7) Ofertas de monitoria

Neste caso, a solicitação deve ser encaminhada para a Pró-Reitoria de Ensino, no campus Viçosa: monitoria.pre@ufv.br.

3.8) Participações de professores e estudantes da UFV em eventos nacionais e internacionais

No último caso, a exceção se dá quando os professores e estudantes são os únicos representantes do Brasil. Também não é divulgada a participação de visitantes em eventos e outras atividades da instituição.

3.9) Apresentações de trabalhos em eventos nacionais e internacionais

Exceto se forem premiados.

3.10) Oportunidades acadêmicas destinadas a um público restrito

3.11) Convites para reuniões

Exceto reuniões promovidas pela reitoria.

3.12) Valores de taxas de inscrição e mensalidades de cursos, eventos e outros

4) O que pode ter cobertura jornalística?

A equipe de divulgação também realiza cobertura jornalística de eventos ou atividades realizadas nos campi da UFV, o que inclui o registro fotográfico. Essa cobertura significa a presença de um jornalista e um fotógrafo no evento ou atividade e deve ser solicitada com, no mínimo, uma semana de antecedência para a avaliação da equipe e o possível agendamento. Ela acontece apenas em:

– Cerimônias institucionais, como de colação de grau e de aniversário da UFV e de setores que completam datas “redondas” (10 anos, 20 anos, etc.)

– Congressos e simpósios de destaque e alcance nacional e internacional com ampla participação da comunidade universitária e do público externo

– Eventos tradicionais, como Semana do Fazendeiro

– Inauguração oficial de prédios, laboratórios e outras instalações da UFV

– Lançamentos de programas e projetos institucionais

– Posse de reitor, pró-reitor, diretor de centro, chefes de departamento e novos servidores

– Visitas que têm como objetivo a cooperação ou o estreitamento de relações da UFV com as instituições que os visitantes representam

As excepcionalidades passarão pela avaliação técnica da equipe da DDI.