Manual de Divulgação Institucional

Este Manual tem o objetivo de informar os procedimentos de divulgação nos canais de comunicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A divulgação institucional é norteada tanto pelo interesse da UFV quanto pelo interesse público e segue as técnicas jornalísticas. Também está em consonância com os valores éticos e os estatutos legais da Universidade e de acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

O Manual ainda é orientado pela Política de Comunicação Institucional, sendo revisado e atualizado periodicamente pela equipe da Divisão de Divulgação Institucional (DDI).

[+] Contatos da DDI

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aaaVale destacar que, além de produzir notícias, reportagens e outros conteúdos textuais e imagéticos e realizar coberturas jornalísticas para as mídias da UFV, a DDI é responsável pela assessoria de comunicação da Universidade – enviando press releases e atendendo às demandas da imprensa – e oferece seminários de divulgação científica para os programas de pós-graduação da instituição.

Produções de design gráfico, vídeo e fotografia devem ser solicitadas à Divisão de Design Gráfico e Audiovisual (DDA).
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1) Como solicitar uma divulgação?

Qualquer pessoa, integrante da comunidade universitária ou não, pode enviar sugestões de divulgação para os setores de comunicação dos campi da UFV:

– Campus Viçosa: noticias@ufv.br

– Campus Florestal: noticiascaf@ufv.br

– Campus Rio Paranaíba: noticiascrp@ufv.br

As sugestões – devidamente identificadas com nome, setor de atuação e telefone dos solicitantes – devem ter pelo menos três características: novidade, atualidade e relevância. Não é noticiada, por exemplo, a continuidade de uma atividade. É preciso que se tenha um fato novo e que ele seja recente.

As informações podem ser enviadas junto a imagens nos formatos JPEG e PNG, com boa resolução. Não são aceitas imagens inseridas em arquivos de editores de textos, como o Word.

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aaaO envio de sugestões não garante a divulgação. Elas passam pela avaliação técnica da equipe da DDI, podendo ser ou não divulgadas.aaa
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aaaTambém é importante destacar que as informações são adequadas à linguagem e ao formato jornalísticos e, se for necessário, os solicitantes serão contatados para que a equipe da DDI obtenha mais detalhes.aaa
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2) O que pode ser divulgado?

2.1) Eventos e demais atividades promovidas pela UFV ou em parceria com a UFV e abertas à comunidade universitária e/ou à população

São divulgados previamente eventos e atividades relacionados ao ensino, pesquisa e à extensão. Também são considerados noticiáveis eventos e atividades culturais e esportivas que estejam de acordo com a política de assistência estudantil da Universidade.

Para solicitar a divulgação é necessário enviar, com, no mínimo, dois dias úteis de antecedência, as seguintes informações:

– Nome do evento ou atividade

– Local, data e horário de realização

– Público-alvo

– Local de inscrição

– Objetivo da iniciativa

– Setor, projeto ou servidor promotor e seu contato

– Site, rede social, endereço de e-mail ou telefone/WhatsApp para mais informações (o e-mail de contato deve, obrigatoriamente, ser da UFV – @ufv)

2.2) Publicação de artigos em periódico científico ou técnico com grande impacto

2.3) Resultados de pesquisas com impacto social, político, ambiental, tecnológico ou econômico

2.4) Resultados de programas e projetos de ensino, pesquisa, extensão, cultura e esporte com impacto social, político, ambiental, tecnológico ou econômico

2.5) Abertura ou prorrogação de editais para concursos de professores e técnicos e para processos seletivos relacionados a estudantes de graduação e pós-graduação

São divulgados editais publicados pela Universidade ou por outros órgãos ou instituições que tenham relação direta com as atividades de pesquisa, ensino e extensão da UFV; que incentivem a atuação de seus estudantes, professores e técnicos e que sejam direcionados para um público amplo.

Os editais devem ser encaminhados no formato PDF.

A divulgação deve ser solicitada com, no mínimo, dois dias úteis de antecedência.

2.6) Lançamento de livros publicados pela Editora UFV

A divulgação deve ser solicitada com, no mínimo, dois dias úteis de antecedência. Outros lançamentos devem ser publicados nos sites e redes sociais dos setores aos quais os autores estão vinculados.

2.7) Publicação de rankings

São divulgados rankings nacionais e internacionais que destacam o bom desempenho da instituição.

2.8) Premiações e homenagens

São divulgadas premiações e homenagens que estejam vinculadas à área de atuação dos professores, técnicos, estudantes e ex-alunos da UFV agraciados. Elas devem ser concedidas por organizações ou instituições de destaque e grande abrangência em Minas Gerais, no país ou no exterior.

Homenagens nas cidades em que os campi da UFV estão sediados serão publicadas somente se forem referentes à instituição e não aos professores, técnicos e estudantes.

A divulgação deve ser solicitada, no máximo, até uma semana após o acontecimento.

2.9) Posse de ex-alunos em cargos de organizações públicas e privadas

São divulgadas posses de ex-alunos em cargos máximos de gestão de instituições, organizações e empresas com atuação de destaque no Brasil, no exterior e em Minas Gerais, estado onde os três campi da UFV estão localizados. Os cargos devem, obrigatoriamente, ter relação direta com as áreas de formação na Universidade Federal de Viçosa.

A divulgação deve ser solicitada, no máximo, até uma semana após o acontecimento.

2.10) Visitas aos campi

São divulgadas visitas aos campi da UFV que têm como objetivo a cooperação ou o estreitamento de relações da UFV com as instituições que os visitantes representam.

2.11) Comunicados e documentos que afetem o funcionamento ou a rotina da Universidade

A divulgação deve ser solicitada com, no mínimo, dois dias úteis de antecedência.

2.12) Questionários de pesquisas de mestrado e doutorado da UFV ou desenvolvidas em parceria com a UFV e destinadas a um público abrangente

2.13) Falecimento de integrantes da comunidade universitária

São divulgadas informações sobre morte de servidores e servidores aposentados, estudantes e ex-alunos da UFV enviadas até dois dias após a sua ocorrência. Nas informações enviadas para a DDI deverão constar: nome completo da pessoa; ano de nascimento; cidade natal, dia da morte e também dia, horário e local do velório e sepultamento. Se possível (não é obrigatório), deverá ser informado o motivo da morte.

No caso de servidor e servidor aposentado, ainda deverão ser informados o setor de atuação e um breve perfil sobre ele.

No caso de estudante e ex-aluno, é preciso informar o curso e o ano de ingresso ou de formatura.

Não são divulgadas informações sobre missas de sétimo dia.

3) O que não é divulgado?

3.1) Comunicados rotineiros de parceiros da UFV

Isso inclui comunicados rotineiros de entidades representativas da comunidade e de cooperativas, exceto editais e informações referentes a eleições (inscrição de chapas, data da eleição e resultados).

3.2) Comunicados sobre dedetização, reformas ou confraternizações

3.3) Defesas de dissertações e teses

Exceto se forem as primeiras realizadas pelos programas de pós-graduação.

3.4) Informações posteriores à realização de eventos

Exceto quando há solicitação prévia e realização de cobertura jornalística pela equipe da DDI.

3.5) Mensagens comemorativas

Exceto as mensagens comemorativas enviadas pela reitoria. As mensagens dos demais setores devem ser publicadas em seus próprios sites e redes sociais.

3.6) Ofertas de estágios e empregos

Neste caso, a solicitação deve ser encaminhada para o Serviço de Estágio. No campus Viçosa: estagio@ufv.br; no campus Florestal: estagio.ufvflorestal@ufv.br; e no campus Rio Paranaíba: dxccrp@ufv.br.

3.7) Ofertas de monitoria

Neste caso, a solicitação deve ser encaminhada para a Pró-Reitoria de Ensino, no campus Viçosa: pre@ufv.br.

3.8) Participações rotineiras, tanto de professores e estudantes da UFV quanto de visitantes, em eventos e outras atividades

3.9) Oportunidades acadêmicas destinadas a um público restrito

3.10) Realização de reuniões

Exceto reuniões promovidas pela reitoria.

3.11) Valores de taxas de inscrição e mensalidades de cursos, eventos e outros

4) O que pode ter cobertura jornalística?

A equipe de divulgação também realiza cobertura jornalística de eventos ou atividades realizadas nos campi da UFV, o que inclui o registro fotográfico. Essa cobertura significa a presença de um jornalista e um fotógrafo no evento ou atividade e deve ser solicitada com, no mínimo, uma semana de antecedência para a avaliação da equipe e o possível agendamento. Ela acontece apenas em:

– Cerimônias institucionais, como de colação de grau e de aniversário da UFV e de setores que completam datas “redondas” (10 anos, 20 anos, etc.)

– Congressos e seminários de destaque nacional e internacional com ampla participação da comunidade universitária e do público externo

– Eventos tradicionais, como Semana do Fazendeiro

– Inauguração oficial de prédios, laboratórios e outras instalações da UFV

– Lançamentos de programas e projetos institucionais

– Posse de reitor, pró-reitor, diretor de centro, chefes de departamento e novos servidores

– Visitas que têm como objetivo a cooperação ou o estreitamento de relações da UFV com as instituições que os visitantes representam

As excepcionalidades passarão pela avaliação técnica da equipe da DDI.