aaaaa aaa Este guia é complementar à Instrução Normativa nº 6/2021 do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. aaa aaaaa
Entre outras mídias, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) está presente nas redes sociais. Por meio delas, realiza a divulgação institucional com os objetivos de ampliar seu alcance e o diálogo com seus diversos públicos de maneira dinâmica e efetiva.
Além das contas principais — coordenadas pela Diretoria de Comunicação Social (DCI) —, vários setores e projetos da UFV apresentam suas atividades para a sociedade por meio das redes sociais. E é importante e necessário que as contas ou perfis de cada um deles atenda às orientações da Universidade, contribuindo com a construção e manutenção de uma presença digital institucional relevante e íntegra.
Primeiro, antes de seguir tendências, é imprescindível refletir e definir em quais redes sociais é apropriado estar, considerando as características de cada uma, que essas mídias subentendem uma atuação continuada e interativa e que a comunicação da Universidade corresponde à comunicação pública, de interesse dos cidadãos.
Também é preciso observar o estatuto, o regimento, a Política de Segurança da Informação e Comunicações — assim como as diretrizes vinculadas a ela —, a Política de Comunicação Institucional e demais normatizações que orientam as relações interpessoais na UFV e com seus diversos públicos e tratam da imagem da Universidade: Código de Ética; Manual de Identidade Visual. Também é recomendada a leitura do Guia de boas práticas para atuação de redes sociais do Governo Federal.
– Ser comunicado à DCI, por meio do formulário próprio: forms.gle/HZyBQKrbQ4YYupC4A (clique para acessar e preencher). Somente serão considerados institucionais as contas e os perfis relacionados pela Diretoria;
– Ser administrado e gerenciado por servidores docentes ou técnico-administrativos ou por equipe mista, com a participação de estudantes e terceirizados, desde que sob responsabilidade e coordenação de servidores docentes ou técnico-administrativos;
– Ser nomeado de acordo com o nome do setor ou projeto — o nome deve fazer referência direta ao nome do setor ou projeto — e, se possível, incluir a sigla “UFV”;
– Identificar, no espaço da biografia, o(s) vínculo(s) com a UFV. Exemplo: “Projeto de Extensão da Universidade Federal de Viçosa” ou “Projeto de Extensão do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa”. É permitido usar os nomes das contas ou perfis (@) da instituição e dos setores na mesma rede social: “Projeto de Extensão do @dps.ufv da @ufvbroficial”);
– Utilizar e disponibilizar um endereço eletrônico institucional (@ufv.br); de preferência de uso do setor ou projeto, não de uso pessoal e nunca de provedores externos;
– Divulgar apenas conteúdos referentes ao âmbito da UFV e a suas áreas de atuação e baseados em informações oficiais — deve-se indicar fontes de dados, documentos, etc.;
– Usar linguagem adequada e ser acessível e inclusiva. Os cidadãos sempre estão no foco! A divulgação institucional deve ser objetiva e de fácil compreensão e deve garantir a comunicação com pessoas com deficiência e reconhecendo a diversidade em razão da origem regional, faixa etária, etc. Linguagem simples, libras ou legendas, por exemplo, são fundamentais.
– A utilização de conta ou perfil para promoção pessoal, recomendação profissional ou venda de produtos de maneira não autorizada pela Universidade;
– Permitir comentários com linguagem de baixo calão, ofensiva ou discriminatória.
Por fim, é desejável que as contas ou perfis vinculados à UFV troquem informações e colaborem umas com as outras, para potencializar a divulgação institucional, a comunicação pública e o impacto positivo na população.
As excepcionalidades devem ser direcionadas para a avaliação técnica da equipe da Diretoria de Comunicação Institucional.